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quinta-feira, 22 de maio de 2014

TEMAS DE VIDA E DA MORTE - MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA - CONTINUA NO ÍTEM 9


MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA

TEMAS DE VIDA E DA MORTE - CONTINUA NO ÍTEM 9


(Fonte: Prefácio e capítulos 1 a  4.)

1. O estudo do Espiritismo é uma necessidade premente - No prefácio da obra, Manoel P. de Miranda diz-nos que o estudo sistematizado do Espiritismo constitui hoje, e assim o será no futuro, “uma necessidade que não deve ser postergada sob qual for o motivo que, aparentemente, se apresente como justificado”. “Ciência experimental e de observação -- assevera Miranda --, utiliza-se o Espiritismo de metodologia especial para penetrar no mecanismo dos fenômenos mediúnicos e da reencarnação, fenômenos naturais e universais , desse modo equacionando um sem número de questões que aturdem e envolvem incontáveis criaturas.” A doutrina dos Espíritos, filosofia otimista, que resulta do estudo dos fatos, estrutura-se em postulados nobres e nos enseja larga cópia de conhecimentos, que podem ser aplicados no comportamento do homem, alterando para melhor a sua existência e preparando-o para os cometimentos futuros. “Fundamentado moralmente na ética sublime do Cristo -- afirma o autor --, é a religião do amor e da caridade, que se converte em superior conduta pessoal, reaproximando a criatura do Seu Criador, nesse inexorável fatalismo para o qual ruma, que é a felicidade. Simples, nas suas colocações e esclarecimentos, exige meditação e análise, a fim de que o aprendiz adquira segurança de fé e lógica decorrente da razão, de modo a compreender as problemáticas da vida, desafiadoras, complexas, vencendo-as com equilíbrio, discernimento e paz.” Manoel P. de Miranda refere-se à necessidade que tem o Espírito de armar-se de experiências iluminativas, através da reencarnação, para poder, quando delinqüir, retornar expiando e reparando, avançando sempre rumo à perfeição. Identificando e mostrando-lhe as elevadas finalidades da vida, o Espiritismo conscientiza-o da necessidade do esforço pessoal constante, para superar as más inclinações que ele traz e trabalhar as aspirações nobres que devem transformar-se em realidades. (Considerações Espíritas, pp. 9 e 10.)

                2. Espiritismo cristão é a bandeira kardequiana - “O Espiritismo -- assevera Miranda -- preenche todas as lacunas do conhecimento, apresentando oportunas propostas de renovação e de esclarecimento libertador. Sempre remontando às causas, oferece a meridiana luz que aclara os enigmas do pensamento e preenche os espaços deixados pelas ciências, que estudam os efeitos, tudo num processo natural de penetração nas realidades da vida.” Eis o objetivo deste livro, que representa valiosa contribuição -- considerada pelo autor modesta -- ao estudo de várias questões da atualidade. Manoel P. de Miranda selecionou alguns temas e os analisou à luz da Doutrina Espírita que, mantendo-se sempre atual, constitui um filão aurífero inesgotável, que nos oferece cada vez mais recursos de libertação e felicidade. Na parte final de seu prefácio, o autor relembra-nos magistral ensinamento colhido na obra kardequiana: “Se o Espiritismo, conforme foi anunciado, tem que determinar a transformação da Humanidade, claro é que esse efeito ele só poderá produzir melhorando as massas, o que se verificará geralmente, pouco a pouco, em conseqüência do aperfeiçoamento dos indivíduos. Que importa crer na existência dos Espíritos, se essa crença não faz que aquele que a tem se torne melhor, mais benigno e indulgente para com os seus semelhantes, mais humilde e paciente na adversidade? De que serve ao avarento ser espírita, se continua avarento; ao orgulhoso, se se conserva cheio de si; ao invejoso, se permanece dominado pela inveja? Assim, poderiam todos os homens acreditar nas manifestações dos Espíritos e a Humanidade ficar estacionária. Tais, porém, não são os desígnios de Deus” (O Livro dos Médiuns, item 350, 52a edição da FEB). E na seqüência o autor adiciona as sábias palavras com que Kardec fechou o item 350 do referido livro: “A bandeira que desfraldamos bem alto é a do Espiritismo cristão e humanitário, em torno da qual já temos a ventura de ver, em todas as partes do globo, congregados tantos homens, por compreenderem que aí é que está a âncora de salvação, a salvaguarda da ordem pública, o sinal de uma era nova para a Humanidade”. (Considerações Espíritas, pp. 10 a 12.)

                3. O planejamento da reencarnação - A planificação para a reencarnação é quase infinita e obedece a critérios que decorrem das conquistas morais ou dos prejuízos ocasionais de cada candidato. Na generalidade, existem estabelecidos automatismos que funcionam sem maiores preocupações por parte dos técnicos em renascimento, e pelos quais a grande maioria dos Espíritos retorna à carne, assinalados pelas próprias injunções evolutivas. Ao lado desse automatismo das leis da reencarnação, há programas e labores especializados para atendimento de finalidades específicas. Os candidatos em nível médio de evolução, antes de serem encaminhados às experiências terrenas, requerem a oportunidade, empenhando nisso os melhores propósitos e apresentando os recursos que esperam utilizar, a fim de granjearem a bênção do recomeço, na bendita escola humana. Examinados por hábeis e dedicados programadores, que recorrem a técnicas especiais de avaliação das possibilidades apresentadas, são eles submetidos a demorados treinamentos, de acordo com o serviço a empreender,  com  vistas ao bem-estar da Humanidade,  após o que são selecionados os melhores, o que reduz a margem de insucesso. Os que não são aceitos, voltam a cursos de especialização para outras atividades, especialmente de equilíbrio, com que se armam de forças para vencer as más inclinações defluentes das existências anteriores que se malograram, bem como para  a aquisição de valiosas habilidades que lhes repontarão, futuramente, no corpo como tendências e aptidões. (Reencarnação -- Dádiva de Deus, pp. 13 e 14.)

                4. Determinismo e livre-arbítrio - De acordo com a ficha pessoal do candidato, é feita, concomitantemente, pesquisa sobre aqueles que lhe podem oferecer guarida, dentro dos mapas cármicos, providenciando-se necessários encontros ou reencontros na esfera dos sonhos, se os futuros genitores já estão reencarnados, ou diretamente, quando for um plano elaborado com antecedência, no qual os membros do futuro clã convivem, primeiro, na Erraticidade, de onde partem já com a família adredemente estabelecida. Executada a etapa de avaliação das possibilidades e a aproximação com a necessária anuência dos futuros pais, são meticulosamente estudados os mapas genéticos de modo a facultarem, no corpo, a ocorrência das manifestações físicas como psíquicas, de saúde e doença, normalidade ou idiotia, lucidez e inteligência, memória e harmonia emocional, duração do cometimento corporal e predisposições para prolongamento ou antecipação da viagem de retorno, ensejando, desse modo, probabilidades dentro do comportamento de cada aluno à aprendizagem terrena. “Fenômenos de determinismo -- afirma o autor -- são estabelecidos com  margem a alternâncias decorrentes do uso do livre-arbítrio, de modo a permitir uma ampla faixa de movimentação com certa independência emocional em torno do destino, embora sob controles que funcionam automaticamente, em consonância com as leis do equilíbrio geral.” Travam-se debates entre o futuro reencarnante e seus fiadores espirituais, expondo-se as dificuldades a enfrentar e os problemas a vencer, nascendo daí a euforia e a esperança em relação ao futuro. É assim que, em clima de prece, entre promessas de luta e coragem, sob o apoio de abnegados Instrutores, o Espírito mergulha no oceano compacto da psicosfera terrena e se vincula à célula fecundada, dando início a novo compromisso. Os que o amam, na Espiritualidade, ficam expectantes e interessados pelos acontecimentos, preocupados pelos sucessos que ocorrerão, e buscarão interceder nas horas graves, auxiliando nos momentos mais difíceis, encorajando sempre... (Reencarnação -- Dádiva de Deus, pp. 14 e 15.)

5. O papel dos Benfeitores
                no sucesso do empreendimento - A reencarnação -- que leva a parcial esquecimento das responsabilidades, em razão da imantação celular que se faz -- constitui sempre cometimento de grande porte e alta gravidade. Conseguido o primeiro êxito, que é o renascimento, prossegue o intercâmbio, durante a primeira infância, com os Amigos da retaguarda espiritual e, à medida que o corpo absorve o Espírito, ou este se assenhoreia daquele, vão-se apagando as lembranças mais próximas, enquanto ressumam as fixações mais fortemente vivas do ser, dando nascimento às tendências e paixões que a educação e a disciplina moral devem corrigir a benefício do educando. (N.R.: O verbo ressumar significa: dar passagem a um líquido, coando-o; coar, filtrar, e,  em sentido figurado, mostrar-se, patentear-se, deixar-se transparecer.) Jamais cessam, em momento algum, os socorros inspirativos que procedem da esfera espiritual, em contínuas tentativas pelo aproveitamento integral do valioso investimento a que o Espírito se propôs. O retorno é feito, quase sempre, com altos índices de fracasso, com agravamento de responsabilidades; de insucesso, em decorrência da invigilância e da indolência, dando margem à amargura e à perturbação; de perda do tentame, graças à fatuidade e aos graves comprometimentos do pretérito, de que não se conseguiram libertar... Pode-se compreender, então, a preocupação dos Benfeitores Espirituais que acompanham seus pupilos, à medida que estes se afastam da sua influência benéfica e se transferem espontaneamente de área vibratória, entregando-se aos envolvimentos perniciosos e destrutivos. Esses nobres cooperadores do bem instam para que seus protegidos retornem ao roteiro traçado, valendo-se de mil recursos sutis, ou de interferências mais vigorosas, tais como as enfermidades inesperadas, os acidentes imprevistos, as dificuldades econômicas, a carência afetiva, de modo a despertarem do anestésico da ilusão os que se enovelaram nos fios da leviandade ou se intoxicaram pelo bafio do orgulho, do egoísmo, da cólera... Outras vezes, recorrem a outros amigos e benfeitores, a favores da vida e a ajudas que lhes facilitem a marcha, perseverando até quando, rechaçados, ficam a distância, aguardando... (Reencarnação -- Dádiva de Deus, pp. 15 e 16.)

                6. As conquistas morais são mais lentas - A reencarnação é o maior investimento da vida ao Espírito em processo evolutivo, o qual, sem ela, padeceria a hipertrofia de valores intelecto-morais, pela falta do ensejo da convivência com aqueles que se lhe vinculam pelo amor santificado, pelo amor asselvajado das paixões dissolventes, ou pelo amor enlouquecido no ódio, na violência, na perseguição... A conjuntura carnal constitui valiosa aprendizagem para a fixação dos recursos mais elevados do bem e do progresso na escalada inevitável da evolução. Evidentemente, o parcial esquecimento dos compromissos assumidos responde por alguns fatores do insucesso, mas, ao mesmo tempo, isto constitui a mais expressiva concessão do amor do Pai, evitando que se compliquem os fenômenos da animosidade e do ressentimento, das mágoas e das preferências exclusivistas, que tenderiam a reunir os afins nos gostos e afetos, produzindo um clima de desprezo e agressão contra aqueles que se lhes opusessem. Como o Espírito jamais retrograda no seu processo evolutivo, os insucessos não atingem as conquistas, que permanecem, agravando, isto sim, o programa de responsabilidades de que se desobrigará, quando falharem as provações remissoras, mediante as expiações redentoras que serão utilizadas como terapêutica final. Todas as conquistas da inteligência permanecem, e sempre são logradas novas etapas, nesse campo, em cada encarnação, embora as aquisições morais, mais lentas, porém mais importantes, somente através de sacrifício e renúncia, de amor e devotamento, conseguem ser alcançadas. Com as luzes projetadas pelo Espiritismo, na atualidade, o empreendimento da reencarnação adquire hoje mais amplo entendimento pelos homens, que reconhecem a sua procedência espiritual, identificando-a e, por sua vez, preparando-se para o retorno à vida que estua, seja no corpo ou fora dele. (Reencarnação -- Dádiva de Deus, pp. 16 e 17.)

                7. O processo reencarnatório alonga-se até à adolescência - O processo da reencarnação requer sejam feitos estudos acurados por embriogenistas, biólogos e psicólogos, de modo a poderem penetrar nos seus meandros, que eles evidentemente ignoram, fato que tem dado margem, nessas áreas de estudo, a opiniões sem nenhum fundamento, diante de determinados acontecimentos, porque destituídas do conhecimento das causas, cujos efeitos contemplam. Iniciando-se no momento da fecundação, o processo reencarnatório alonga-se até à adolescência do ser, quando, a pouco e pouco, atinge a plenitude. Manoel P. de Miranda reitera com meridiana clareza: embora o processo reencarnatório haja terminado aos 7 anos, ele se vai fixando, lentamente, até o momento da transformação da glândula pineal, na sua condição de veladora do sexo. As impressões mais fortes das experiências passadas fixam-se no corpo em formação, através de deficiências físicas e psíquicas, saúde e inteligência, de acordo com o tipo de comportamento que caracteriza o estado evolutivo do Espírito. Estabelecidos os programas cármicos referentes às necessidades de cada ser, outros fatores contribuem, durante a gestação e o parto, para ulteriores fenômenos psicológicos no reencarnante. De acordo com a simpatia ou animosidade que o vinculem aos futuros pais, estes reagem de forma positiva ou negativa, envolvendo o filho em ondas de ternura ou revolta, que ele assimila, transformando-se tais impressões em fobias ou desejos, que exteriorizará na infância e poderá fixar, indelevelmente, na idade adulta. Porque se encontre lúcido, acompanhando o mergulho na organização física, o reencarnante percebe-se desejado ou reprochado, registando os estados familiares, bem como os conflitos domésticos do meio onde irá viver. Momentos há em que o pavor se torna tão grande, que o Espírito desiste da reencarnação ou, em desespero, interrompe inconscientemente o programa traçado, resultando em aborto natural a gestação em andamento. Os meses de ligação física com a mãe são, também, de vinculação psíquica, em que o recomeçante em sofrimento pede apoio e amparo, ou, se ditoso, roga ternura para o fiel cumprimento do plano feliz que se encontra em execução.  (Reminiscências e conflitos psicológicos, pp. 19 e 20.)

                8. O Espírito é herdeiro de si mesmo - Adicionando-se às leis do mérito os fenômenos emocionais dos futuros pais, esses resultarão em heranças, que fazem pressupor semelhanças com o clã, estudadas pelas modernas leis da genética. “Tal pai, qual filho” -- afirma o refrão popular, demonstrando a força dos genes e dos cromossomos nos códigos da hereditariedade. A verdade, porém, é outra. Se ocorrem semelhanças físicas e até psicológicas, estas adquiridas mediante convivência familiar, o mesmo não se dá nos campos moral e intelectual. O Espírito é o herdeiro das próprias conquistas passadas, graças às quais se expressa no campo da atividade nova. Os comportamentos familiares, no entanto, influem sobre a conduta do reencarnante, que se impregna -- especialmente quando se trata de Espírito imperfeito -- dos conflitos e das vibrações perniciosas que lhe irão influenciar profundamente o procedimento. Reações de várias ordens se manifestarão na criança , como resultantes da insegurança que experimenta no berço novo, desdobrando-se em rebeldia e insatisfação, nervosismo e incapacidade intelectual, durante a infância e a adolescência, com agravantes para o futuro, caso o amor dos pais não3 interrompa a caudal



das reminiscências infelizes. O auxílio do psicólogo, a terapia cuidadosa ajudam no mecanismo de reajustamento da criança; mas compete aos pais a tarefa maior, assistindo e amparando o filhinho temeroso e desconfiado, necessitado de segurança e tranqüilidade. O autor não está se referindo, aqui, às obsessões, que exercem forte interferência no quadro complexo da reencarnação e respondem por graves injunções no comportamento infantil. Nesse momento, refere-se apenas às reminiscências, ora do domínio do inconsciente atual, que irrigam a consciência com temores e conflitos, produzindo estados de desequilíbrio que poderiam ser evitados. Enurese noturna, irritabilidade, pavores de toda espécie, timidez, ansiedade encontram nas ocorrências da vida fetal, em relação à mãe e aos demais familiares, muitas das suas causas. (N.R.: Enurese significa: incontinência urinária.) É possível, contudo, minimizar-lhes as conseqüências, através de uma atitude firme e afetuosa dos pais, particularmente da mãe, utilizando-se do sono do filhinho, para infundir-lhe coragem e anular-lhe as impressões negativistas, envolvendo-o em amor e conversando com ele, com sincero carinho, transmitindo-lhe a confiança de que romperá a barreira invisível das dificuldades, enfim, alcançando-lhe o íntimo. (Reminiscências e conflitos psicológicos, pp. 20 a 22.)

                            FONTE- O CONSOLADOR

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