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A VOCÊ , MEU ANJO, O ETERNO AMOR DE SUA
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***************
QUE OS AMIGOS BENFEITORES POSSAM
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RECONHECER A PÁTRIA DE ONDE PARTISTES,
E PARA A QUAL AGORA RETORNAS.
MUITA PAZ, MUITA LUZ, MUITO AMOR, MUITA ALEGRIA,
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MUITA GRATIDÃO À DEUS, NOSSO PAI !!!!
MUITA PAZ !!!
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AO MEU FILHO QUANDO
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segunda-feira, 22 de outubro de 2012

UMA HISTÓRIA TRISTE, MAS REAL...MÉDICOS RECEITANDO MEDICAMENTOS PARA CRIANÇAS MELHORAREM DESEMPENHO NAS ESCOLAS



UMA HISTÓRIA TRISTE, MAS REAL...MÉDICOS RECEITANDO MEDICAMENTOS PARA CRIANÇAS MELHORAREM DESEMPENHO NAS ESCOLAS

Uma história real de tristeza, falta de ética, vergonha,

desrespeito à infância e filha-da-putagem

Essa talvez seja uma das postagens mais tristes que já fiz neste blog. Não sei se você sentirá ao 
longo da leitura o mesmo que senti ao longo da escrita. Mas a mim foi bastante penoso falar sobre isso.
Não apenas porque tornei-me uma ferrenha combatente contra a medicalização da infância
, a favor do respeito à criança, ou porque sou mãe, ou porque, hoje, estudo diferentes formas de violência.
Mas principalmente porque detenho um título de doutora na área de neurofarmacologia.
Você vai entender...
O texto é longo. O tema não é simples. Mas é da mais fundamental importância para quem cria 
filhos, para quem
 gosta de pessoas, para quem acredita que
 algo muito sério está acontecendo.
Então eu recomendo fortemente que você reserve
 um tempinho para ler o que está aqui.

Nessa minha vida como mãe integrada a diferentes
 redes maternas, tive a feliz oportunidade de
 conhecer uma mulher bacana, mãe três
 meninos, sendo o caçulinha um pouquinho
 mais velho que minha filha. Há alguns dias, ela postou no grupo sobre maternidade 
do qual sou moderadora uma angústia que estava vivendo e que era a seguinte.
 Ela foi a uma reunião da escola e a professora falou que seu filho estava "cheirando objetos". 
Como ela nunca havia percebido algo desse tipo em casa, achou bastante estranho. 
Eu bati o olho naquela postagem e saquei o que estava acontecendo: a professora estava, 
muito delicadamente, sugerindo que o filho dela possuía um transtorno do desenvolvimento
. No momento que li, minha vontade foi postar por ali mesmo ou chamá-la em privativo e dizer:
 "Escuta, esquece isso. Fulaninho não tem o que você está pensando que ele tem", 
assim, à queima roupa. Acontece que eu não sabia até onde havia ido a conversa 
entre ela e a professora, ou se era isso mesmo que a estava angustiando e ela não queria falar.
 Então não postei nada. Mas fui acompanhando. E pensando...

Pois bem.
Dias depois, li outra postagem em que mães se sentiam angustiadas porque os filhos 
de 2 aninhos ainda não falavam. Eu lia aquilo e era como se pudesse ouvir a eco dos seus pensamentos
: "Será que ele tem algum problema? Será que ele é normal?". E então, 
enquanto eu escrevia esse texto
, uma amiga me chamou e confidenciou exatamente a mesma coisa: seus familiares a 
estavam pressionando justamente em função do filho de 2 anos ainda não falar, 
também sugerindo a possibilidade de transtornos do desenvolvimento cognitivo.
Dúvidas sobre se um filho é saudável ou não toda mãe tem, em algum momento de sua vida. 
Mas daí a ter sugestões de possíveis psicopatologias ou de transtornos do desenvolvimento?
 Como foi que isso aconteceu? O que é que está acontecendo que está levando tantas pessoa
s a tentarem enquadrar o diferente como anormal?
Estão acontecendo algumas coisas muito sérias.
  • Estamos medicalizando o normal.
  • Estamos inserindo a patologização nas nossas vidas cotidianas - nada mais é considerado vida comum, tudo agora é transtorno.
  • Estamos dando aval a profissionais para que deem pseudodiagnósticos.
  • Estamos valorizando muito mais os rótulos do que respeitando as personalidades.
  • Estamos desconectados das crianças.
  • Estamos comparando diferentes personalidades e esperando um padrão.
  • Estamos absolutamente despreparados para acolher as diferenças
  • Estamos acomodados e com preguiça de criar ambientes inclusivos, acolhedores, estimulantes e respeitosos para a criança.
  • Estamos transferindo nossos papéis como pais, educadores, condutores, para caixinhas de remédios, porque, afinal, é muito mais fácil comprar...


Tanta criança sendo medicada para SER COMO OS OUTROS.
É exatamente isso o que acontece quando se medica comportamentos. Dizemos: você, assim como você é, não serve. Você veio com um defeitinho e nós vamos consertá-lo. Assim você poderá ser como Mariazinha, que é tão boazinha, não incomoda nem me cansa.
Seis pessoas me enviaram ontem o link para uma matéria recente, publicada dia 09 último na Folha de São Paulo.

O título da matéria:


Isso me chocou tanto que ao invés de apenas publicar a matéria na íntegra
, decidi publicá-la

 juntamente com alguns comentários. A matéria foi escrita por um jornalista para
 o New York Times e também
 publicada na Folha de São Paulo. Em vermelho, minhas considerações.


"Quando o médico Michael Anderson fica sabendo que seus pacientes de baixa renda estão 
enfrentando dificuldades na escola primária, geralmente lhes receita um medicamento forte: 
Adderall.(Adderal é o nome fantasia para uma droga psicoestimulante pertencente
 à classe das anfetaminas, utilizado para o tratamento do TDAH - transtorno de 
déficit de atenção e hiperatividade, comercializada somente nos Estados Unidos.
 Age aumentando a dopamina e a noradrenalina cerebrais. A droga produz efeitos
 colaterais extremamente sérios, como atrofia do desenvolvimento e pode levar a 
 episódios de crises psicóticas. Um dado importante: ela age sobre estruturas do 
 cérebro que recebem o nome de "sistema de recompensa", o mesmo sistema q
ue é ativado por drogas como a cocaína. Ou seja: ela possui um grande potencial 
de dependência e deve ser encarada como droga de abuso. Em 2005, o governo 
do Canadá suspendeu a venda de Adderal por estar associada a 12 mortes súbitas
 em jovens, mas a suspensão foi revogada tempos depois. O uso crônico pode levar
 a quadros recorrentes de psicoses. Mas voltemos à matéria, lembrando que o médico
 Michel Anderson prescreve essa droga para pacientes pobres que mostram 
dificuldades escolares).


Os comprimidos aumentam a atenção e o controle de impulsos de crianças que apresentam

 transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Embora o TDAH seja o que Anderson
 diagnostica, ele descreve o transtorno como "inventado", dizendo que não passa 
de uma desculpa para receitar pílulas para tratar o que ele vê como sendo o 
verdadeiro mal das crianças: desempenho acadêmico fraco em escolas inadequadas
. (Michel Anderson, médico, acredita - como tantas outras pessoas - que o 
TDAH não existe como transtorno psicopatológico, que ele foi inventado para 

dopar crianças que estão indo mal nas escolas. Nas escolas "inadequadas", ressalta o médico).



"Não tenho muita escolha", disse Anderson, que é pediatra e atende muita
s famílias pobres no condado de Cherokee, ao norte de Atlanta (EUA).
"Nós, como sociedade, decidimos que custa caro demais modificar o ambiente
 da criança. Logo, temos que modificar a criança." (por gentileza, leia novamente 
essa frase dita pelo médico Michael Anderson).

Anderson é um dos proponentes mais francos de uma ideia que vem suscitando interesse

entre alguns médicos. Eles estão prescrevendo estimulantes a alunos que enfrentam
 dificuldades em escolas às quais faltam recursos. Prescrevem os medicamentos não
 necessariamente para tratar um TDAH, mas para favorecer o desempenho acadêmico dos alunos
. (Eu não acredito que esteja lendo/transcrevendo para cá esse trecho...
 Estamos falando de algo abominável, de algo como o que foi feito há décadas atrás
 com a sífilis, com as comunidades africanas onde a indústria farmacêutica se instalou - 
você assistiu "O Jardineiro Fiel?" -, estamos falando de drogar, com o aval da medicina, pessoas menos favorecidas financeiramente...).

Ainda não está claro se Anderson é representante de uma tendência crescente.

 Mas alguns especialistas observam que, enquanto estudantes ricos abusam de estimulantes
 para elevar suas notas já boas em faculdades e colégios, esses medicamentos v
êm sendo usados com crianças do ensino básico, de famílias de baixa renda, 
que têm notas fracas e cujos pais estão ansiosos por vê-los ter aproveitamento 
escolar melhor. (Os pais estão ansiosos para verem seus filhos se transformarem,
 às custas de sua saúde, de sua integridade física e mental, às custas da 

dependência química, em outras pessoas.).



"Nós, como sociedade, não nos dispomos a investir em intervenções não farmacêuticas
 muito boas para essas crianças e suas famílias", disse Ramesh Raghavan, pesquisado
r de serviços de saúde mental para crianças na Universidade de Washington e especialista
 no uso de medicamentos vendidos com receita médica entre crianças de baixa renda. 
"Concretamente, estamos forçando psiquiatras que atuam nas comunidades locais a
 usar a única ferramenta da qual dispõem: os medicamentos psicotrópicos." (Forçando?!
 Forçando psiquiatras?!
 Forçando psiquiatras a drogar as crianças?! A sociedade - essa malvada - está forçando 
os psiquiatras - esses coitados - a consumir produtos da indústria farmacêutica - essa pobre?!

 Que inversão brutal de contexto é essa?!).

A psiquiatra infantil Nancy Rappaport, de Cambridge, Massachusetts, que trabalha com crianças 

de renda mais baixa e suas escolas, acrescentou: "Estamos vendo isso cada vez mais
. Estamos usando uma camisa de força química em vez de fazer coisas que são igualmente

 ou até mais importantes."



Anderson diz que seu instinto é de um "pensador de justiça social", alguém que quer
"nivelar o campo um pouco". Ele diz que as crianças com problemas acadêmicos que
 ele atende estão, basicamente, em desarmonia com seu ambiente -- são peças
 quadradas que não se encaixam nos furos redondos do ensino público. 
Como suas famílias raramente têm meios para pagar por terapias de base comportamental, 
como aulas particulares e atendimento psicológico à família, a medicação, segundo ele,

 torna-se o modo mais confiável e prático de redirecionar o aluno no sentido do sucesso.



Que espécie de xenófobo é esse, que se autoproclama um justiceiro social, às custas 
da integridade e autonomia de crianças e jovens pobres?! Em desarmonia com seu ambiente? 

Então são os ricos os ambientalmente harmônicos, com os quais os pobres devem 
ser equiparados?



"Não dou a medicação a alunos que estão tirando notas boas", ele explicou. Para alguns pais, 
o medicamento traz grande alívio. Jacqueline Williams disse que não consegue
 agradecer Anderson o suficiente por diagnosticar TDAH em seus filhos 

--Eric, 15 anos, Chekiara, 14, e Samhya, 11-- e prescrever Concerta, um estimulante de
 ação prolongada, a todos. Williams disse que cada um deles estava tendo dificuldade 
em ouvir as instruções dos professores e concentrar-se na lição de casa.
 (Quantas Jacqueline Williams existem por aí, que conhecemos, que ouvimos
 agradecer ao santo psiquiatra que diagnosticou seus filhos, em consultas de meia hora,
 com portadores de transtornos como o TDAH? Que espécie de mãe gosta de ver seus filhos 
usando drogas psicotrópicas lícitas para que sejam domados, moldados, dopados e parem

de dar trabalho? que espécie de ensaio sobre a cegueira é esse?).



"Meus filhos não queriam tomar o remédio, mas falei a eles: 'Essas são suas notas
 quando vocês estão tomando, e essas são de quando não estão', e eles entenderam", 
ela contou, observando que o Medicaid cobre quase todos seus custos com o médico e 
os medicamentos. (Eles entenderam. Eles entenderam que são defeituosos, doentes, 
com problemas, que precisam ser consertados, que não são normais, que não podem 
tirar boas notas sem medicação, são marginais no sentido de à margem da normalidade.

 Sim, eles entenderam. Entenderam como sua mãe só quer seu bem, ainda que não se 
dedique ativamente para ajudá-los no entendimento e aceitação de suas diferenças,
ainda que estejam em escolas despreparadas para receber o diferente, mas que acolhe - 
com prazer e sem drogas - os filhos do sistema).

Alguns especialistas não veem grande problema no fato de um médico responsável 

usar medicamentos contra TDAH para ajudar um estudante em dificuldades.

Outros --mesmo alguns dos muitos, como Rappaport, que são a favor do uso de estimulantes 
no tratamento do TDAH clássico-- temem que os médicos estejam expondo as crianças 
a riscos físicos e psicológicos não justificados. Alguns efeitos colaterais relatados dos
 medicamentos já incluíram a supressão do crescimento, aumento da pressão sanguínea
 e, em casos raros, episódios psicóticos. (Temem que os médicos estejam expondo 
crianças a riscos? 

Temem? Quantos neurônios funcionantes são necessários para ver a verdade gritante de 
que essas crianças estão sendo drogadas, de que se está criando um grupo dependente,
 controlado por medicação? De que isso é um crime contra a criança e o adolescente?

 Que é um crime contra os direitos humanos?).



O transtorno, que se caracteriza por desatenção e impulsividade graves, é um diagnóstico
 psiquiátrico cada vez mais comum entre crianças e adolescentes americanos: em 2007, 
considerou-se que cerca de 9,5% dos americanos de 4 a 17 anos tinham o transtorno, 
segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, ou 5,4 milhões de 
crianças e adolescentes

 (Então me digam, meus amigos. Há realmente um transtorno ou foi inventado 
para controle social?
 O que de fato é comum, o diagnóstico ou a tentativa de dominação e opressão?
 O que realmente é grave nisso tudo? Onde entra nesta classificação nosológica a

 opinião do médico em questão - e de tantos outros - sobre ser uma doença inventada?).



A prevalência relatada do transtorno vem subindo constantemente há mais de uma década, 
com alguns médicos satisfeitos com seu reconhecimento amplo, enquanto outros receiam que o
 diagnóstico e os medicamentos para tratar o transtorno estejam sendo dados pouco
 criteriosamente, de modo que exclui terapias não medicamentosas. (O que exatamente
 vem subindo constantemente, a prevalência do transtorno ou a intolerância às diferenças? 

A prevalência do transtorno ou o despreparo das famílias e das escolas? A prevalência do
 transtorno ou o mercado farmacêutico? Quando alguns médicos sentem-se satisfeitos com

 seu reconhecimento amplo, do que se está falando mesmo? De saúde pública ou de saúde financeira?).



O DEA (órgão dos EUA que fiscaliza medicamentos) classifica esses medicamentos 
 comosubstâncias controladas de nível dois, porque são criadores de dependência. 
 Segundo muitos especialistas, ainda não se conhecem bem os efeitos de longo prazo do uso
 dos medicamentos por períodos extensos. Alguns deles temem que as crianças possam 
se tornar dependentes dos remédios até a idade adulta, muito depois de quaisquer sintomas
 do TDAH terem se dissipado. (E se não se conhecem bem os efeitos de longo prazo do uso 
dos medicamentos por períodos extensos, o que são essas crianças além do grupo teste? 
Por que falamos tanto em defesa dos animais de experimentação enquanto crianças e jovens

 pobres estão servindo de ratos de laboratório?).



De acordo com diretrizes publicadas no ano passado pela Academia Americana de Pediatria, 
os médicos devem empregar uma de várias escalas de classificação comportamental, 
algumas das quais incluem dezenas de categorias, para se certificar de que a criança se 
enquadra apenas nos critérios do TDAH e não apresenta outra condição relacionada, 
como a dislexia ou o transtorno desafiador opositivo, em que raiva intensa é dirigida 
contra figuras de autoridade.Mas um estudo publicado em 2010 no 
"Journal of Attention Disorders" 
sugeriu que pelo menos 20% dos médicos disseram não seguir esse protocolo quando fazem
 seus diagnósticos de TDAH, sendo que muitos seguem seus instintos pessoais. 

(Instintos pessoais? Que método de diagnóstico é esse? De que in$tinto$ pe$$oai$ estamos falando?).



Na estante da cozinha da família Rocafort, de Ball Ground, Geórgia, ao lado da manteiga de
 amendoim e dos cubos de caldo de galinha, há uma cesta metálica repleta de remédios das
 crianças prescritos por Anderson: Adderall para Alexis, de 12 anos, e Ethan, 9; Risperdal
 (um antipsicótico para a estabilização de estados de ânimo) para Quintn e Perry,
 ambos de 11 anos; 
e Clonidine (um sonífero para contrapor-se aos outros medicamentos) para as quatro crianças
, que o tomam todas as noites. (Escrevo sozinha na madrugada. Nesse momento,
 choro de tristeza.

Não somente por saber que crianças estão vivendo essa abominação. Mas porque estou 
profundamente envergonhada. Sou doutora em neuropsicofarmacologia, estudei os efeitos
 cerebrais das drogas psicoativas, muitas vezes em busca de novos compostos existentes 
na flora brasileira. Sinto-me muito mal nesse momento... O que estão fazendo com o trabalho
 dedicado de tanta gente? O que estão fazendo com os anos de estudo de tantas pessoas?

E, pior: o que estão fazendo com essas crianças? A partir daqui, não mais comentarei a matéria.
 Deixarei que você ouça sua própria voz interior ao ler o que vem abaixo. Quero que você
 veja com seus próprios olhos. Quero que você enxergue a nossa sociedade e o que estamos

 fazendo com nossas crianças.).



Quintn começou a tomar Adderall para o TDAH cinco anos atrás, quando seu comportamento 
rebelde na escola suscitou telefonemas para sua casa e suspensões. Ele imediatamente
 se acalmou e tornou-se um aluno mais atento e sério --um pouco mais como Perry, 
que também tomava Adderall para o TDAH.Mas no início do turbilhão químico 
da puberdade, quando Quintn tinha cerca de 10 anos de idade, ele começou a
 envolver-se em brigas na escola, dizendo que outras crianças estavam insultando sua mãe. 
O problema era que isso não estava acontecendo; Quintn estava vendo pessoas e ouvindo
 vozes inexistentes, um efeito colateral raro, mas conhecido, do Adderall. 

 Depois de Quintn admitir ter pensamentos suicidas, Anderson prescreveu uma semana
 num hospital psiquiátrico local e a mudança de Adderall para Risperdal.Quando
 contaram a história, os pais de Quintn o chamaram e pediram para ele descrever 
por que o Adderall tinha sido receitado."Para me ajudar a prestar atenção na escola
, fazer minha lição de casa, ouvir mamãe e papai e não fazer o que eu fazia antes
 com meus professores, que os deixava bravos", falou o garoto. Ele descreveu a semana 
que passou no hospital e os efeitos do Risperdal: "Se eu não tomo meu remédio,
 fico tendo atitudes. Fico desrespeitando meus pais. Sem o remédio eu não estaria
 como estou agora."Apesar da experiência de Quintn com o Adderall, os Rocafort 
decidiram usar o remédio com sua filha de 12 anos, Alexis, e seu filho de 9, Ethan.

Eles não apresentam TDAH, disseram seus pais. O Adderall é apenas para ajudá-los a
 ter notas melhores e porque Alexis estava, nas palavras de seu pai, um pouco "nem aí com nada".
"Já vimos os dois lados do espectro: vimos o lado positivo e o lado negativo", comentou o pai,
 Rocky Rocafort. Reconhecendo que Alexis usa o Adderall por motivos "cosméticos", ele disse: 

"Se eles estão se sentindo positivos, felizes, estão socializando mais e isso os está
 ajudando, por que não usar?"



O pediatra e neurologista pediátrico William Graf, que atende muitas famílias pobres em
 New Haven, disse que uma família deve ter o direito de decidir se o Adderall pode beneficiar 
seu filho que não tenha TDAH e que um médico pode eticamente (????) prescrever
 o medicamento de modo experimental, desde que os efeitos colaterais sejam monitorados
 atentamente. Mas ele disse temer que o uso crescente de estimulantes desse modo
 possa colocar em risco a "autenticidade do desenvolvimento"."Essas crianças ainda estão
 na fase de desenvolvimento. Ainda não sabemos como essas drogas afetam biologicamente
 o cérebro em desenvolvimento"
, ele explicou. "Os pais, médicos e professores têm a obrigação de respeitar a questão 

 da autenticidade, e não sei se isso está acontecendo sempre."



Anderson disse que todas as crianças para as quais já receitou medicamentos para 
TDAH se enquadraram nos critérios. Mas ele critica esses critérios, dizendo que 
foram codificados apenas "para fazer algo completamente subjetivo parecer objetivo"
. Ele acrescentou que os relatórios dos professores quase invariavelmente voltam citando 
comportamentos que justificariam um diagnóstico, decisão que descreveu como sendo mais econômica que médica."

A escola disse que, se tivessem outras ideias, investiriam nelas, mas que as outras
 ideias custam dinheiro e recurso, comparadas com medicamentos", disse Anderson.



Vários educadores contatados para este artigo consideraram o tema do TDAH tão
 controverso que se negaram a comentar; disseram que às vezes é feito uso equivocado
 do diagnóstico, mas que, para muitas crianças, o transtorno gera uma deficiência grave 
de aprendizado. O superintendente de um grande distrito escolar na Califórnia,
 exigindo anonimato
 para falar, observou que os diagnósticos de TDAH vêm aumentando à medida que 
as verbas para o enino vêm diminuindo. 





"É assustador pensar que chegamos a isso, que a falta de verbas para o ensino
 público que possibilitem atender as necessidades de todas as crianças levou a isso",
 disse o superintendente, aludindo ao uso de estimulantes por crianças que não apresentam 
o TDAH clássico. "Isso pode estar acontecendo aqui mesmo. Talvez não tão conscientemente,
 mas pode ser consequência de um médico que vê uma criança sendo reprovada em salas
 de aula superlotadas com 42 outras crianças, e os pais frustrados perguntando o que
 podem fazer. O médico diz 'talvez seja TDAH, vamos experimentar com a medicação'.

"Quando foi informado que o casal Rocafort afirma que seus dois filhos que estão tomando
 Adderall não têm TDAH e nunca tiveram, Anderson disse estar surpreso. Ele consultou
 as fichas das crianças e encontrou o questionário dos pais. Cada categoria que avalia
 a gravidade dos comportamentos associados ao TDAH tinha recebido escore cinco 
(o máximo), 
com a exceção de uma, com escore quatro.
"Esse é o motivo de minha angústia", disse Anderson.

"A gente afixa um rótulo a uma coisa que não é binária --você a tem ou não. Não dizemos 
simplesmente que há um aluno que está tendo problemas na escola, problemas em casa 
e que provavelmente vai tentar um tratamento médico, prescrito pelo médico com
 a concordância dos pais.""Podemos não conhecer os efeitos de longo prazo do remédio,
 mas conhecemos os custos no curto prazo do fracasso escolar, que são reais. Eu olho
 para a pessoa individual e como ela está agora. Sou médico do paciente, não da sociedade.

"Tradução de CLARA ALLAIN

O teor desse texto é de uma gravidade sem tamanho...
Isso tudo está acontecendo nos Estados Unidos e eu não sei se há providências 
sendo tomadas no sentido de garantir a segurança dessas crianças, não sei se
 organizações estão sendo contatadas, não sei se o governo dos Estados Unidos está 
sendo notificado. Sequer sei qual foi a repercursão  dessa matéria por lá 

De minha parte quero dizer: poucas coisas vi tão chocantes no que tange os 
domínios da ética, da bioética, da biopolítica e da medicalização. O que senti lendo 
essa matéria foi comparável ao que senti estudando o experimento Tuskegee, 
que foi um dos mais detestáveis episódios da história médica mundial, relacionado 
ao conhecimento da sífilis enquanto doença, quando 
um grupo de negros, também nos EUA, permaneceu 40 anos sem tratamento
 para que se conhecesse a história natural da doença.
Pessoas foram condenadas à morte, ainda que se
 dispusesse de tratamento
, apenas para se conhecer melhor sobre a sífilis.
  

Então, meus caros, não me venham com essa conversa de que a criança foi medicada com um psicotrópico porque "precisou", porque estava "desatenta", porque "não parava na cadeira um segundo", porque "estava com dificuldades de socialização".
 Não. Não faça isso. Não faça isso sem saber realmente o que está acontecendo
 hoje, o que é o TDAH, o que tantas crianças estão cruelmente vivendo.
Sabe... querer o melhor para um filho não basta.

Há que se buscar o melhor. Ir atrás. Procurar e trazer, na mão, no braço, no muque.
 Há que se cuidar dessas crianças que nos foram confiadas. Há que se defendê-las 
dessa sociedade medicalizante torpe. Há que se desconfiar desses diagnósticos dados 
como quem ganha um presente. Há que se selecionar o pediatra, o professor, a escola,
 o grupo com o qual se convive. Há que se estar atento, vigilante, não tolerar a
 violência infantil em todas as suas formas.

Na matéria, afirma-se que vários educadores foram contatados para falar sobre 
o caso, mas que se negaram a comentar, uma vez que o TDAH é um tema controverso.
Nos dias de hoje, nos tempos que vivemos, é inaceitável que uma pessoa se mantenha 
em cima do muro em questões como essa. Isso não é somente falta de
 comprometimento social

, mas é também falta de ética, de solidariedade, de atitude humana, de honestidade.



Quanto mais gente declaradamente posicionada tivermos, mais forte estaremos na defesa 
 dos valores humanos e da cidadania.

Se é mais cômodo fechar os olhos?
É. Não dá dor de cabeça, não atrapalha a novela, nem
 tumultua seu sonho feliz de realidade.
Mas te faz cúmplice dessa lama toda.
Ou você está a favor do respeito aos seres humanos, à criança,
 à infância e a todos os


 que são considerados "vulneráveis", ou está contra.



Um profissional que patologiza uma criança normal, fazendo dela um doente -
 como aconteceu com a mãe que mencionei no início - ou quem prescreve Adderal, 
Concerta, Ritalina e afins a crianças para que se moldem a um sistema deficiente,
 deficitário e que não as acolhe em suas diferenças, não oferecendo possibilidades
 reais para seu crescimento como ser humano, achando que as está ajudando,
 não é um justiceiro social, ainda que se autoproclame assim.
É um FDP - com o perdão do palavrão.

E se diz que tem a consciência tranquila ainda que faça isso, cuidado.
Muitos miseráveis também tiveram.

"A natureza é cruel; então também estamos destinados a ser cruéis. Temos de ser cruéis.
Temos de recuperar a consciência tranquila para sermos cruéis"
Adolf Hitler



Há muito que a Psicologia vem brigando no nosso país 

contra a medicalização da infância e estamos bem

assustados com o crescimento alarmante da prescrição 

da Ritalina. Estamos seguindo o mesmo caminho dos

EUA... Dói na alma ver isso acontecer e precisamos, 

como você disse, não ficar em cima do muro diante de

uma situação tão crítica como essa. Muito bom o seu 

texto!

VEJAM TAMBÉM

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1166678-estudantes-pobres-nos-eua-tentam-melhorar-notas-com-remedio-para-deficit-de-atencao.shtml

domingo, 21 de outubro de 2012

sábado, 20 de outubro de 2012

VOZES DO ALÉM - TCI - TRANSCOMUNICAÇÃO INSTRUMENTAL



DIÁLOGO COM OS MORTOS ELETRONIC VOICE PHENOMENA JOTA PEDROSO parte 1 evp .wmv 
VOZES DO ALÉM - TCI  - TRANSCOMUNICAÇÃO
INSTRUMENTAL




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Concidência ou a Espiritualidade se manifestando?

ABRAHAM LINCOLN E JOHN F. KENNEDY


Concidência ou a Espiritualidade se manifestando? 



Pergunta a um (a) professor (a)de história se ele ou ela consegue explicar isto...
mas eu penso que não vão conseguir.

Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846.
John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.

Abraham Lincoln foi eleito Presidente em 1860.
John F. Kennedy foi eleito Presidente em 1960.

Ambos se preocupavam muito com, sobretudo, os direitos civis.
Ambas as suas esposas perderam crianças enquanto habitavam a casa branca.

Ambos os Presidentes foram assassinados numa sexta-feira.
Ambos os Presidentes levaram um tiro na cabeça.

E agora é que se torna mais estranho:
O secretário de Lincoln chamava-se Kennedy,
O secretário de Kennedy chamava-se Lincoln.

Ambos foram assassinados por alguém dos estados do sul.
Ambos os Presidentes foram sucedidos por um homem do sul chamado Johnson.
Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808.
Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.
John
Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839...
Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939...

Ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus 3 nomes.
Ambos os seus nomes eram formados por 15 letras.

E agora, segura-te:
Lincoln foi assassinado num teatro chamado "Ford"
Kennedy foi assassinado num carro da marca Lincoln, feito pela "Ford"

Lincoln foi assassinado num teatro e o seu assassino correu para um armazém para se esconder.
Kennedy foi assassinado a partir dum armazém e o seu assassino fugiu para um teatro e escondeu-se lá.
Booth e Oswald foram assassinados antes do seu processo.
E aqui vai a cereja no topo do bolo....

1 semana antes de Lincoln ser assassinado, ele esteve em Monroe, no estado de Maryland
1 semana antes de Kennedy ser assassinado, ele esteve com Marilyn Monroe.

METEORO, FILME DUBLADO E COMPLETO




METEORO, FILME DUBLADOE COMPLETO


Sensacional filme do princípio ao fim, duas histórias que se entrelaçam no meio do filme, onde o alvo de um pai salvar sua filha das mãos de um assassino psicopata, e da outra pessoa salvar o mundo de uma grande catástrofe eminente...Não deixem de assistir é massa..






segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CAMPO DE SUBLIMAÇÃO E O FUTURO DO BRASIL - VISÃO DE RAMATIS

CAMPO DE SUBLIMAÇÃO E  O FUTURO DO BRASIL - VISÃO DE RAMATIS  
Mentalização para ampliação da consciência na luz **








O FUTURO DO BRASIL - VISÃO DE RAMATIS

O Grande Arquiteto, de tempo em tempo, envia à Terra mensageiros ousados e fora de rotina, que expõem mensagens construtivas, mas prematuras, as quais, mais tarde, são consagradas pela opinião da maioria.

Somente um mestre de sabedoria como Ramatís poderia esclarecer questões como essas, desvendando o planejamento sideral oculto por trás do rótulo do "juízo final", detalhando o processo, e descrevendo a Terra transformada, física e espiritualmente, após a transição.
Temas iniciáticos como "Os engenheiros siderais e o plano da Criação", "As Influências astrológicas e o signo de peixes", "A distinção entre a descida angélica e queda angélica dos exilados de outros orbes" completam o atrativo desta obra vanguardista.

"No Universo não existem fantasias nem milagres, mas tudo obedece a um processo de Ciência Cósmica com leis invariáveis. É óbvio, pois, que a operação de "pensar", "desejar" ou "sentir" do espírito exige sistemas, órgãos e mecanismos adequados na contextura do perispírito". (Ramatís)






A MELHOR EXPLICAÇÃO ANIMADA SOBRE CHAKRAS QUE VI



A MELHOR EXPLICAÇÃO ANIMADA SOBRE CHAKRAS QUE VI






Melhor Explicação Animada que ja vi sobre Chakras! Parte 1



Melhor Explicação Animada que ja vi sobre Chakras! Parte 2



Melhor Explicação Animada que ja vi sobre Chakras! Parte 3



WILLIAM SHAKESPEARE


WILLIAM SHAKESPEARE


Há certas horas, em que não precisamos de um Amor...
Não precisamos da paixão desmedida...
Não queremos beijo na boca...
E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama...
Há certas horas, que só queremos a mão no ombro,
o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado...
Sem nada dizer...
Há certas horas, quando sentimos que estamos pra chorar,
que desejamos uma presença amiga, a nos ouvir paciente,
a brincar com a gente, a nos fazer sorrir...
Alguém que ria de nossas piadas sem graça...
Que ache nossas tristezas as maiores do mundo...
Que nos teça elogios sem fim...
E que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de
uma sinceridade inquestionável...
Que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado...
Alguém que nos possa dizer:
Acho que você está errado, mas estou do seu lado...
Ou alguém que apenas diga:
Sou seu amor! E estou Aqui!


domingo, 14 de outubro de 2012

FILME - A COR DO PARAISO



A COR DO PARAISO

Este é um dos mais bonitos e emocionantes filmes dos últimos tempos. Uma produção iraniana que recebeu muitos prêmios mundo afora.

A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohammad, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó.

O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohammad é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de "ver o mundo" é uma lição de vida.

As obras Iranianas, tanto literárias quanto cinematográficas costumam ser de uma sensibilidade ímpar. São obras que só podem ser apreciadas com a alma, como um quadro de um grande artista! O fim pode não ser o desejado por leitores ou espectadores, no entanto não foge ao contexto como nos filmes brasileiros por exemplo, ou ingleses, franceses e italianos! Algumas coisas são extremamente belas pela profundidade que alcançam na alma! Este filme sem dúvida é um exemplo.








Cura, Milagres, Misterios de João de Deus - Documentário


Cura, Milagres, Misterios de João de Deus - Documentário

Uma verdadeira Produção que  ganhou três prêmios de prestígio Festival Internacional Mônaco 2008 câmara Voce los UMA Viagem filme João Teixeira de Faria, conhecido como também (João de Deus), uma cura milagrosa do Brasil. 

O filme explora a capacidade  extraordinária do Meio deste respeitado internacionalmente conhecido médium de incorporação.   João trabalha com dois espíritos, seres espirituais que dedicam-se às PESSOAS Doentes. Ele cura tanto o pobre como o rico...todo mundo  (ESTE PARÁGRAFO FOI TRADUZIDO
POIS ESTAVA EM ESPANHOL)

Cura, Milagres, Misterios de João de Deus - Documentário from Rede Amigo Espírita on Vimeo.

FILME - UM OLHAR NO PARAISO



FILME - UM OLHAR NO PARAISO
Após ser brutalmente estuprada e assassinada, menina assiste os efeitos de sua morte se abaterem sobre sua família: enquanto sua irmã começa a se tornar a mulher que ela nunca será, seu pai fica obcecado com a ideia de vingança.





Um olhar no Paraíso from Rede Amigo Espírita on Vimeo.




sábado, 6 de outubro de 2012

'E a Vida Continua..- Excelente Texto de Osvaldo Magro Filho*



'E a Vida Continua..- Excelente Texto de  Osvaldo Magro Filho* 
'E a Vida Continua...'
Osvaldo Magro Filho*
A "Folha de S.Paulo" lançou uma campanha publicitária muito interessante que diz mais ou menos assim: "Durante a guerra mundial, ele fez as pessoas sorrirem. Durante a ação nazista, ele fez o povo sorrir. Coleção de filmes Charles Chaplin. Ele vai te fazer sorrir".

Achei muito persuasiva a técnica publicitária utilizada, porque ela me fez refletir sobre o quanto precisamos do cinema para encontrar uma válvula de escape no nosso dia a dia nem sempre fácil. Eu sou daqueles que entram na história de cabeça. Se o roteiro é bom, eu choro, sorrio, fico nervoso, com medo e, assim, muita pipoca e refrigerante são consumidos...

O Brasil ocupa o 10° lugar no mercado para cinema, vídeo e televisão. A Ancine pretende que seja o 5° até 2020. Nesse contexto, um gênero de filme muito bem aceito pelo público brasileiro é o de temática espiritualista e, mais recentemente, os filmes espíritas.

Quando a biografia de Bezerra de Menezes foi lançada em filme, em 2008, o diretor não tinha ideia de que os cinéfilos prestigiariam tanto. A produção foi apresentada em 44 salas e houve 500 mil pagantes, o que estimulou muitos empresários do ramo para essa possibilidade de mercado.

Em 2010, o megadiretor global Daniel Filho lançou o filme "Chico Xavier" e conseguiu recorde de público, com 3,5 milhões de espectadores. Por sinal, a película não focou o médium e os fenômenos espirituais, mas o homem Chico: mineiro, simples, batalhador; o idealista que superou muitas adversidades na vida.

Quando o título "Nosso Lar" veio a público, 445 salas exibiram um trabalho inovador em vários aspectos para o cinema brasileiro: efeitos especiais nunca vistos em uma produção nacional; parcerias inéditas, como a feita com o ilustre compositor Philip Glass, responsável pela trilha sonora, e ainda Ueli Steiger (de "O Dia Depois de Amanhã"), na direção de fotografia. O investimento de 20 milhões de reais, que parecia arriscado, foi rapidamente recuperado pelos 4 milhões de espectadores.

Porém, faltava uma obra que falasse de ternura, cotidiano e amor: o filme "As Mães de Chico Xavier". Uma história que toca profundamente. Nela, evidencia-se a narração do episódio da mãe que perdera o filho único por causa de um tumor cerebral.

Na trama, a babá desse garoto descuidou-se por um momento, e ele sofrera uma queda da bicicleta. Algum tempo depois, o menino relatou dores de cabeça, e a família culpou a ajudante por isso. Um tumor cerebral surgiu em seguida, e a criança faleceu.

No auge da depressão que ocorrera ao casal, a mãe encontrou Chico Xavier, que lhe falou: “Você agradeceu a sua babá?”. Assustada com a pergunta, ela refletiu: “Como agradecer à mulher que causara mal ao meu filho?”. E Chico prosseguiu: “Seu filho tinha um plano de vida curto aqui na Terra. Já pensou se ele falecesse em suas mãos ou no seu colo? Você jamais se perdoaria”.

Recentemente, em 2011, conheci essa mãe protagonizada no filme. Ela é encantadora e dinâmica. Superou completamente as dores narradas no episódio. É claro que houve uma ajudazinha da mediunidade de Chico Xavier.

Agora é a vez do filme "E a Vida Continua…", lançado em 14 de setembro. Essa produção alcançou a segunda melhor média de público por cópia entre as estreias naquele final de semana, perdendo somente para o blockbuster "Resident Evil: Retribuição". Nos três dias do lançamento, 79.600 pessoas foram aos cinemas.

O diretor Oceano Vieira de Melo declarou em um blog que o público para filmes sobre a Doutrina Espírita só aumenta, no Brasil. Ele atribui esse fato "à pluralidade de credos do brasileiro, que recebe os mais diversos filmes sem preconceito".

Tenho convicção de que Oceano também gosta de Chaplin, o ator que tornou suportável, pelo menos por um período, a vida das pessoas numa época tão conturbada da nossa civilização. E agora, numa era de realidade virtual, os novos diretores nos estão "colocando" em outra dimensão: a do espírito imortal!

Eu já assisti e recomendo, emocionado, o filme "E a Vida Continua...", em exibição em Araçatuba até amanhã. Mais um lançamento a me instigar a ser uma pessoa melhor. E faço o convite num dia muito especial: data de nascimento de Allan Kardec - codificador do Espiritismo - há 208 anos (03/10/1804), em Lyon, na França.
Artigo publicado no Jornal "Folha da Região" de Quarta-Feira - 03/10/2012
Araçatuba/SP
*Osvaldo Magro Filho é coordenador da ONG Dentista do Bem e voluntário na Instituição Nosso Lar, em Araçatuba/SP. Descreve esta Face Espírita para publicação exclusiva na Folha da Região

OSVALDO MAGRO

A Missão de Allan Kardec, a Reencarnação de Jan Hus - Nazareno Feitosa



A Missão de Allan Kardec, a Reencarnação de Jan Hus - Nazareno Feitosa 

Palestra "A Missão de Allan Kardec, a Reencarnação de Jan Hus (Jean Huss)" com Nazareno Feitosa (Comunhão/FeDF) no C. E. Nosso Lar, Gama, DF, 2012. Se você acha que esse vídeo pode ser útil para alguém, clique em "gostei/curtir" e compartilhe em suas redes sociais. Quanto mais votos positivos, mais facilmente ele poderá ser encontrado nas pesquisas. Confira outros vídeos, inclusive em outras idiomas em:http://www.nazarenofeitosa.com.br e http://www.tvcei.com. Inscreva-se em nosso canal do Youtube e receba avisos a cada novo vídeo enviado:http://www.youtube.com/nazarenofeitosa. A exibição desse vídeo é gratuita, mas se você gostou da palestra, adquira os CDs, DVDs ou CD de MP3, pois toda a renda é revertida para a instituição onde você os adquirir, ou faça uma doação para a casa espírita que você frequenta, para a federativa, ou para instituições que divulgam a Doutrina, como a TVCEI, o Conselho Espírita Internacional.







quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CHICO XAVIER - O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS







O Maior Brasileiro de Todos os Tempos



"O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" foi um programa realizado pelo SBT e apresentado por Carlos Nascimento em 2012, baseado no original da inglesa BBC "100 Greatest Britons", formato vendido inclusive para outros países, com o intuito de escolher a pessoa mais importante da história do país - até então.
Usou-se (no Brasil pelo menos) como critério de definição dos concorrentes ao título votação popular pela internet, sem candidatos pré-selecionados pelo programa para serem votados. Candidatos não brasileiros, fictícios ou artistas do SBT eram automaticamente eliminados da contagem. Foram divulgados os 100 nomes mais votados nas 3 primeiras edições do programa (11/07/2012; 18/07/2012; 25/07/2012), sendo na terceira os 03 candidatos que concorreriam ao "título" final.



CHEGAMOS DIA 03 DE OUTUBRO, DIA DO ANIVERSÁRIO DE ALLAN KARDEC, A FINALÍSSIMA DO
MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS, CHICO CONCORREU COM A PRINCESA ISABEL E SANTOS
DUMONT. CHOREI MUITO DE FELICIDADE POIS NOSSO CHICO GANHOU MUITO MERECIDAMENTE.

DEIXO AQUI MINHAS HOMENAGENS À ESTE GRANDE ESPÍRITO COM
UMA POESIA QUE FIZ A ELE HÁ TANTOS ANOS, MAS 
QUE FELIZMENTE CONSEGUI ENTREGAR PESSOALMENTE AO CHICO
DOIS ANOS DEPOIS, CHICO DESENCARNOU.

ESTRELA ENCARNADA

PARTE I

EM 1910 ROMPEU-SE UMA ESTRELA DO FIRMAMENTO
MAS O HOMEM OBSTINADO NAS ESTÂNCIAS DA FUTILIDADE
NÃO TEVE OLHOS PARA AQUELA IMENSA CHUVA DE LUZ
TRAZENDO NO BRILHO DOS SEUS RAIOS AMOR E CARIDADE

CABIA A ESSA ESTRELA UMA MISSÃO MAJESTOSA,
SERVIR-SE DE INSTRUMENTO DA LEI UNIVERSAL,
TRADUZIR AO HOMEM O QUE JESUS PRECONIZOU
E PREPARAR A HUMANIDADE A DIVORCIAR-SE DO MAL

OS CÂNTICOS "CÂNDIDOS" QUE OUVIMOS DE SEUS LÁBIOS
SÃO HINOS DIVINOS QUE SE FORMAM EM LUZ
QUE ILUMINAM AS TREVAS DO NOSSO ESPÍRITO
E ENUNCIAM OS CAMINHOS QUE NOS CONDUZ

NA TERNURA DE SUA VOZ PLÁCIDA E MANSA,
TÃO MANSA COMO QUE PARA NÃO OFENDER,
VEMOS O PARAÍSO ENCARNADO NA TERRA,
SENTIMOS DO ALÉM UMA LUZ RESPLANDECER

PARTE II

TU ÉS O MENSAGEIRO DE LUZ, AMOR E BONDADE
QUE RENUNCIOU TUA VIDA NO INVÓLUCRO CARNAL
QUE DOOU-TE PARA QUE A HUMANIDADE DESTA MORADIA
ENCONTRASSE EM DEUS SUA META PRINCIPAL

TU ÉS A MAJESTADE DA HUMILDADE POR EXCELÊNCIA
QUE CURVA-SE DIANTE DO TEU VASSALO INFIEL
QUE COROA NOSSO ESPÍRITO COM O LOURO DA TUA GLÓRIA
PARA QUE NÃO PROVEMOS NO ALÉM O GOSTO AMARGO DO FEL

TU ÉS O SEMEADOR CUIDADOSO E VIGILANTE,
A ESPERA DO TEMPO DA COLHEITA FINAL,
DOCES E PUROS SÃO OS FRUTOS QUE TE ESPERAM
POIS SÓ SOUBESTE SEMEAR EM TERRA VIRGINAL.

NA ESFERA EM QUE NÓS PLANTAMOS NOSSA SEMENTEIRA
POR CERTO AMARGO E ACRE SERÁ NOSSO FRUTO
JOGUE, IRMÃO, DO ALTO DA TUA ESFERA DIVINA
UMA CENTELHA DA TUA COLHEITA EM NOSSO CHÃO BRUTO

SUELY DOS ANJOS
Poesia dedicada ao meu querido amigo Francisco Cândido Xavier e
Entregue pessoalmente a ele um ano antes de sua viagem para O Plano Espiritual 


O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS PARTE O1
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O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS PARTE 02
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O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS - PARTE 03












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